A atmosfera é formada por que gas

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

A atmosfera terrestre corresponde a uma camada gasosa que circunda o planeta Terra. É composta por gases que não se dissipam, sendo mantidos pela gravidade. Uma das principais funções da atmosfera terrestre é proteger a Terra dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol e manter a temperatura do planeta ao longo da noite e do dia, evitando que haja uma grande amplitude térmica, isto é, uma grande variação entre a temperatura mínima e a temperatura máxima. Pode-se dizer que não há um limite físico que identifique a separação entre a atmosfera e o espaço, visto que o ar torna-se cada vez mais rarefeito à medida que a altitude se eleva.

Estudiosos da Meteorologia costumam limitar a espessura da atmosfera entre 80 quilômetros e 100 quilômetros por não haver limite superior. Porém, se levada em conta a força da gravidade atuante sobre os gases que a compõem, o espaço pode começar bem depois, e a espessura da atmosfera pode chegar a 10.000 quilômetros.


Resumo

Atmosfera terrestre é uma camada gasosa que envolve todo o planeta Terra e é mantida pela força da gravidade. Composta por gases como oxigênio, nitrogênio, gás carbônico e outros, atua na manutenção da vida. As suas principais funções são: 1ª) manter a temperatura da Terra estável, evitando que o calor se dissipe no período noturno e que haja grandes amplitudes térmicas; 2ª) evitar que a Terra seja atingida por meteoros; 3ª) permitir que o efeito estufa aconteça, equilibrando as temperaturas do planeta e consequentemente possibilitando o desenvolvimento dos seres vivos. A atmosfera terrestre é dividida em camadas, sendo elas a troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

Composição da atmosfera terrestre

A atmosfera terrestre é constituída por gases que não se dissipam por causa da ação da gravidade. Os principais gases que a compõem são:

  • Nitrogênio: aproximadamente 78% em volume. Esse gás consegue absorver energia solar (não em grande quantidade). Apesar de ser o principal constituinte da atmosfera em termos de volume, não desempenha papel muito importante.

  • Oxigênio: aproximadamente 21% em volume. Esse gás é essencial porque garante a presença de vida na Terra e permite a formação de ozônio na atmosfera.

  • Argônio: aproximadamente 0,93% em volume. Esse gás é considerado inerte, não reagindo com outros gases presentes na atmosfera, por isso é encontrado em sua forma pura.

  • Gás carbônico: aproximadamente 0,039% em volume. Esse gás está presente na atmosfera por causo do processo de respiração dos seres vivos e de processos de combustão.

  • Outros gases: neônio, hélio, metano, hidrogênio, ozônio etc.

Saiba mais: A importância do gás carbônico no processo de fotossíntese

Podemos também encontrar na atmosfera vapor d'água, cerca de 4% de volume, diminuindo de acordo com o aumento da altitude. Esse elemento da atmosfera atua diretamente na dinâmica das temperaturas ao longo do planeta. Isso acontece porque o vapor d'água atua absorvendo e emitindo calor para a atmosfera.

A atmosfera é formada por que gas

Uma das principais funções da atmosfera é a manutenção da vida por meio da conservação de calor.

Qual é a função da atmosfera?

Algumas das várias funções da atmosfera são proteger a Terra contra o impacto de meteoros e impedir que o calor emitido pelo Sol ao longo do dia retorne com rapidez ao espaço, evitando grandes amplitudes térmicas e auxiliando na manutenção da vida. São funções também da atmosfera terrestre:

1. Filtrar a entrada na Terra dos raios ultravioleta;

2. Proteger a Terra de detritos de astros que se encontram no espaço, evitando que cheguem até a superfície;

3. Permitir que ocorra o chamado efeito estufa, fenômeno responsável pela manutenção da vida na Terra, mantendo estáveis as temperaturas do planeta. Se não houvesse esse fenômeno, as amplitudes térmicas seriam grandes, impedindo o desenvolvimento dos seres vivos.

Camadas da atmosfera terrestre

A atmosfera é formada por que gas

A atmosfera terrestre divide-se em camadas, que são influenciadas pela dinâmica da temperatura.

A atmosfera terrestre é disposta em camadas, sendo a temperatura o elemento responsável por essa disposição. É válido ressaltar, entretanto, que não há limites definidos entre as camadas por se tratar de um meio fluido, composto por gases. As camadas da atmosfera são:

Troposfera: constitui a camada mais próxima da superfície terrestre, estendendo-se até a estratosfera, e é onde ocorrem quase todos os fenômenos meteorológicos e climáticos. Essa camada corresponde a quase 80% do volume da atmosfera e possui quase todo o vapor d'água que constitui a totalidade da atmosfera. É a camada que representa maior importância para os seres vivos, pois é ela que possibilita a respiração. A distância entre seu topo e a superfície terrestre pode chegar até 17 quilômetros aproximadamente. É nesta camada que circulam os aviões de carga e passageiros.

Estratosfera: constitui a camada acima da troposfera e abaixo da mesosfera. Nessa camada, o ar movimenta-se horizontalmente. À medida que há o aumento da altitude, há também o aumento da temperatura. Há pouca concentração de vapor d'água e é nessa camada que se localiza a camada de ozônio (que protege a Terra contra os raios ultravioleta). É na troposfera que circulam aviões a jatos. A distância entre seu topo e a superfície terrestre pode chegar até 50 quilômetros da superfície aproximadamente.

Mesosfera: constitui a camada acima da troposfera e abaixo da termosfera. Ocorre uma diminuição da temperatura, apesar do aumento de altitude, podendo atingir cerca de -90ºC no seu topo. A mesosfera é considerada a camada mais fria da atmosfera. Isso ocorre porque a concentração de moléculas nessa camada é baixa e também por conta da diminuição do calor proveniente da camada de ozônio, que fica na camada abaixo. O ar na mesosfera é rarefeito, porém com densidade suficiente para que os meteoros que chegam à Terra sejam nela fragmentados, impedindo que atinjam a superfície em seu tamanho original. A distância entre seu topo e a superfície terrestre pode chegar até 80 quilômetros aproximadamente.

Termosfera: constitui a camada acima da mesosfera e abaixo da exosfera. Nessa camada há um gradativo aumento da temperatura, podendo atingir até 1.500ºC, temperatura essa que aumenta de acordo com o aumento da altitude. Alguns estudiosos denominam essa camada de “ionosfera”, visto que nela há uma grande concentração de íons. A aurora boreal (hemisfério norte) e aurora austral (hemisfério sul) – fenômenos ópticos observados próximo de regiões polares – acontecem nessa camada. Nessa camada orbitam os ônibus espaciais. A distância entre seu topo e a superfície terrestre aproxima-se de 600 quilômetros.

Exosfera: constitui a camada mais externa da atmosfera, estando acima da termosfera. Começa a aproximadamente 600 quilômetros da superfície terrestre e não há como definir seus limites superiores. O ar nessa camada é bastante rarefeito, sendo constituído por hélio e hidrogênio, e apresenta temperaturas que podem chegar a 1.000ºC, exigindo que as naves espaciais sejam construídas com material resistente às altas temperaturas para atravessá-la.

Leia também: Principais características das camadas da atmosfera

A atmosfera da Terra é uma mistura de nitrogênio (78%), oxigênio (21%) e pequenas proporções de outros gases, como o dióxido de carbono. Logo que o planeta se formou, no entanto, não existia oxigênio, apenas os gases do primitivo Sistema Solar.

Composição da atmosfera:

GásPorcentagemPartes por milhão
Nitrogênio78,08780.000
Oxigênio20,95209.460
Argônio0,939.340
Dióxido de carbono0,035350
Neônio0,001818
Hélio0,000525,2
Metano0,000141,4
Criptônio0,000101,0
Óxido nitroso0,000050,5
Hidrogênio0,000050,5
Ozônio0,0000070,07
Xenônio0,0000090,09

A atmosfera é uma camada gasosa que envolve e acompanha a Terra em seus movimentos no espaço. Ela pode ser comparada a uma capa que protege contra o choque com corpos celestes. Além disso, filtra raios solares, fazendo com que as temperaturas na superfície terrestre sejam amenas, possibilitando o desenvolvimento da vida. Na Lua, por exemplo, onde não há atmosfera, a temperatura na superfície da face voltada para o Sol chega a aproximadamente 100ºC, enquanto na outra face a temperatura cai para cerca de -150ºC.

Origens

A Terra nasceu da colisão de planetesimais, pequenos corpos sólidos formados a partir da poeira cósmica e do gás da nebulosa solar, que se agregaram gradualmente. À medida que crescia o planeta assim formado, os gases presos em seu interior escapavam e o envolviam, originando a atmosfera. Por fim, cresceram plantas, que liberavam oxigênio, e a atmosfera evoluiu até se tornar o espesso manto de ar que é hoje.

A atmosfera é fundamental para a vida na Terra. Ela se formou logo após o surgimento do planeta, há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, a partir dos gases liberados pelas colisões dos planetesimais. Cerca de 3 milhões de anos atrás, as plantas começaram a processar fotossíntese, alterando a atmosfera primitiva com a emissão de vastas quantidades de oxigênio.

Estrutura em camadas

Com o tempo, desenvolveu-se na atmosfera uma estrutura complexa, com diversas camadas, estendendo-se a cerca de 1.000 quilômetros de altitude.

A atividade atmosférica ocorre na camada mais inferior, a troposfera, que vai do solo até aproximadamente 15 ou 16 quilômetros de altitude. É nessa camada, com a qual o homem mantém contato direto, que ocorre a maior parte dos fenômenos atmosféricos, como o calor, os ventos e as chuvas. É onde a pressão do ar e a temperatura diminuem com a altitude.

Mais acima fica a estratosfera, que se caracteriza pelos movimentos de ar em sentido horizontal. Segunda camada da atmosfera, começa entre 7 e 17 km e vai até 50 km de altitude aproximadamente. A temperatura sobe à medida que aumenta a altura (de -50 a 10ºC). É nesta camada que começa a difusão da luz solar (que origina o azul do céu). A cerca de 25 quilômetros acima da superfície, uma fina camada de ozônio absorve em parte a nociva luz ultravioleta emitida pelo sol, protegendo os organismos que se encontram abaixo.

Acima desta vem a mesosfera, que é a camada atmosférica onde há uma substancial queda de temperatura, chegando a até -90ºC em seu topo. Em seguida, vem a termosfera, cujo ar é muito rarefeito e inclui a ionosfera, onde os gases ionizados refletem as ondas elétricas da superfície do planeta, permitindo as comunicações de rádio. Entre 500 e 1.000 quilômetros há uma região conhecida como exosfera e, além dela, a magnetosfera, sensível à influência do campo magnético terrestre, mas desprovida de atmosfera.

Ações humanas

O processo de formação da atmosfera está relacionado ao processo de formação do planeta. Portanto, assim como a Terra, a atmosfera apresentou variações com o tempo. Antes do aparecimento da espécie humana, essas variações ocorriam exclusivamente devido a fatores naturais, como alterações na vida vegetal.

Atualmente, alterações da atmosfera são conseqüências de fatores naturais e, principalmente, decorrência de ações humanas, como a poluição causada pelos automóveis e pela incessante atividade das fábricas, e o desmatamento de florestas, entre outras. As mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa e pelo aquecimento global revelam que a atmosfera é tão frágil quanto preciosa.