Quem estuda o comportamento humano

Ultimamente, tenho me interessado pelas áreas de estudos comportamentais, sejam os sociais ou os psicológicos, e tenho muita dúvida de qual curso fazer. Já considerei Ciências Sociais, Filosofia e Psicologia, mas ainda tenho muita dúvida em qual deles seria o ideal pra mim. Gostaria de saber qual o melhor curso para mim.
Enviado por Stefhany

O cientista social pesquisa e desenvolve de novos conhecimentos relacionados ao funcionamento da sociedade, ou seja, à compreensão da dinâmica de grupos, organizações e instituições sociais. Pesquisa e analisa aspectos políticos, econômicos, culturais, próprios a cada sociedade.

O cientista social escolhe uma entre três habilitações possíveis: Sociologia, Ciências Políticas e Antropologia. Há também áreas específicas nas quais pode se especializar, tais como: sociologia da educação, das relações de gênero, do trabalho, da violência, questões indígenas etc.

A formação em Psicologia contempla o estudo de aspectos teóricos e práticos relacionados a todos os processos mentais, como a aprendizagem, a percepção, a relação entre a subjetividade e as determinações sociais, o desenvolvimento da inteligência, a avaliação de características psicológicas e de capacidades e potenciais mentais, a construção e as características de personalidade dos seres humanos, a identificação de habilidades desenvolvidas e/ou obstáculos para a execução de atividades, entre outros.

O filósofo é o pensador que se debruça sobre questões da ética (o bem e o mal), estética (o “belo”), epistemologia (formas e natureza da produção de conhecimento) e da política. A partir da especulação e da argumentação, o filósofo busca destrinchar a natureza e as condições das ideologias, dos valores humanos, da “verdade”, das ciências, das relações humanas.

As três profissões e formações estudam o ser humano e sua sociedade sobre aspectos diferentes. Infelizmente os cursos, no Brasil, são muito compartimentados e fragmentados. Se você analisar a grade curricular dos três cursos, vai perceber que existem matérias de um nos outros. Converse com professores e alunos dos cursos para clarear mais seu interesse e pense o que você pretende fazer com este conhecimento (ensinar, tratar, pesquisar, etc).

Leia mais:
– TESTE: Psicologia é a carreira certa para mim?
– TESTE: Ciências Sociais é para mim?

© Depositphotos.com / dima_sidelnikov Não é segredo para ninguém que a psicologia é uma das ciências que mais ajuda o ser humano nos dias atuais.

Não é segredo para ninguém que a psicologia é uma das ciências que mais ajuda o ser humano nos dias atuais. Até mesmo em coisas que você nunca pensaria existir uma influência da psicologia, eu posso te dizer que há bastante. Desde aquele comercial que você viu na televisão à decoração de um escritório de trabalho ou de um hospital, por exemplo, há todo um trabalho de identificação do comportamento humano e tentativas de adequar o local ou adequar o próprio comportamento ao lugar.

Enfim, a psicologia do comportamento humano é uma área bastante interessante e que abre as portas para inúmeras respostas, porém, também para muitas perguntas.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

ENTENDENDO A PSICOLOGIA

É sempre importante trabalharmos com conceitos, nesse caso, vamos conceituar a psicologia. Estamos falando de uma ciência que trabalha com o estudo do comportamento humano e seus processos mentais. Essa é a definição mais fácil, prática, direta e popular que você vai encontrar acerca da psicologia.

Dissecando essa pequena e concisa definição, podemos dizer que a psicologia estuda as emoções, as experiências humanas com o mundo ao seu redor, suas introspecções, processos de aprendizagem, intelecto e, é claro, a percepção do ser humano. Tudo isso e mais um pouco está incluso no grande pacote que chamamos de psicologia.

Se você quiser um pouco de etimologia, pois isso também é ótimo para entendermos as origens de algo, deixe-me separar para você: psique e logos. O primeiro significa alma e o segundo representa a razão. Vem do grego, é claro, fazendo com que muitos confundissem os estudos da psicologia entre Sócrates, Aristóteles e Platão com a famosa filosofia que desempenhavam nos séculos passados.

Os estudos da “alma” humana se deram a partir de Sócrates, por volta do século 4 a.C. e a continuaram com os já dois gregos citados acima, passando pela era medieval, que ao contrário do que muitos afirmam, foi sim o período de florescer intelectual que foi concretizado durante a Renascença. Afinal, as primeiras universidades européias foram fundadas ainda na Idade Média.

Mas, demorou muito tempo, apenas no século XIX, para a Psicologia de fato ser uma ciência independente e não mais precisar da Filosofia para existir.

AS MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO ENTRE A FASE INFANTIL E ADULTA

Digamos que quando o ser humano vai deixando de ser criança e se depara com a puberdade, conhecendo um novo mundo, novas sensações, novas necessidades, desejos quase que incontroláveis que antes não existiam, um mundo novo é criado. Pois a percepção da criança não existe com tanto afinco. Quando o ser humano chega à puberdade, a curiosidade com a finalidade de agir, descobrir, experimentar, porém, somando tudo isso a uma compreensão mais aguçada de como são as relações sociais, o que não significa que seja uma compreensão madura, torna todas essas experiências em situações arriscadas e emocionantes na mente de um jovem púbere.

Sair da infância significa dar novos significados a conceitos que foram aprendidos em casa, através dos pais e de outras estruturas de ensino bastante comuns, como a escola ou, em parte dos casos, na igreja. É quando o adolescente entende que a vida é feita por fases, ou pelo menos o seu inconsciente entende. Porém, por ser um período bastante confuso e não haver a maturidade para lidar com tantas mudanças, novidades e dificuldades aparentes, é comum haver traumas que dificilmente se curam durante a vida adulta.

Quando esses traumas ou vícios emocionais já são iniciados na infância, é mais difícil ainda se livrar, necessitando de um bom profissional especialista no comportamento humano para ajudar através de terapias.

OS TRAUMAS NA LUZ DA PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO HUMANO

Os traumas são verdadeiras experiências marcantes que ajudam a definir a personalidade de um ser humano. Sob a luz da psicologia do comportamento humano, encaramos o trauma como uma situação que o indivíduo em questão não tem capacidade racional e emocional para lidar. Quando acontece algo que é maior que a sua maturidade e a sua capacidade de reação. Tudo isso é muito desconfortável e pode atrapalhar severamente a vida de alguma pessoa.

Porém, com um bom trabalho realizado, como o de coaching, por exemplo, esses traumas podem ser tratados e dar lugar a novas formas de pensar, novas emoções e percepções.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

O COACHING E A PSICOLOGIA HUMANA

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia

O Coaching e a Psicologia

O coaching significa treinamento, e ele está inteiramente ligado a treinar uma pessoa ou empresa para que o mesmo alcance seus objetivos, sejam lá quais forem. Dessa maneira, é necessário que o coach entenda de psicologia humana, isso para compreender o comportamento de seus coachees (clientes) e entender o que os motiva, quais são suas barreiras e como trabalhar em cima disso.

Gostou do artigo? Ele fez sentido para você? Comente e/ou compartilhe suas impressões!

A Psicologia é uma ciência que se preocupa em estudar os comportamentos e os pensamentos humanos. É uma área de conhecimento complexa que apresenta diferentes abordagens. O psicólogo atua no estudo dos comportamentos e pensamentos humanos.

O que é o estudo do comportamento organizacional?

Bookman). Comportamento organizacional é o estudo sistemático e a aplicação cuidadosa do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações, seja como indivíduos, seja em grupos. Ele busca identificar as formas pelas quais as pessoas podem agir de maneira mais eficaz.

Qual a importância da Psicologia na vida do ser humano?

A resposta é: porque é a ciência responsável pelo estudo do comportamento das pessoas, individual e coletivo, e, sobretudo, por sua amplitude do campo de aplicação, por isso, a Psicologia vem ocupando um espaço de destaque na sociedade.

Como se pode pensar no estudo do comportamento humano?

Atualmente, não se pode pensar no estudo do comportamento humano sem considerar a abordagem científica a este objeto: o campo da Psicologia científica. Esse campo é disputado por diversos enfoques teóricos que divergem quanto ao modo como definem ciência e comportamento humano.

Qual a psicologia e o comportamento humano?

A Psicologia e o comportamento humano. Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência…

Qual o comportamento do indivíduo?

Behaviorismo: está voltado para o estudo do comportamento humano. Para os psicólogos que utilizam essa escola, existem dois tipos de comportamentos: o respondente e o operante. No comportamento respondente, o indivíduo comporta-se involuntariamente. Já no operante, o indivíduo apresenta consciência de seu comportamento.

Quais são os comportamentos observáveis?

Os comportamentos observáveis passam a fazer parte da investigação científica em laboratórios com o objetivo de se controlar o comportamento humano. Nesse sentido, os teóricos objetivam suas ações na tentativa construir um corpo teórico consistente, buscando o reconhecimento, enfim, da Psicologia como ciência.

Postingan terbaru

LIHAT SEMUA