Qual e a potência do chuveiro quando ligado na posição inverno

As informações contidas na etiqueta do chuveiros se referem a grandezas elétricas que indicam as condições de funcionamento desses aparelhos.

Vamos descobrir qual é a relação entre essas grandezas e os aparelhos elétricos presentes em nosso dia-a-dia.

Dados do fabricante: Tensão e Potência

A maioria dos chuveiros funciona sob tensão elétrica de 220 V e com duas possibilidades de aquecimento: inverno e verão. Cada uma delas está associada a uma potência.

Na posição verão, o aquecimento da água é menor, e corresponde à menor potência do chuveiro. Na posição inverno, o aquecimento é maior, e corresponde à maior potência.

As ligações inverno-verão correspondem, para uma mesma tensão, a diferentes potências. Na maioria dos chuveiros a espessura do fio enrolado comumente chamado de “resistência”, é a mesma.

O circuito elétrico do chuveiro é fechado somente quando o registro de água é aberto. A pressão da água liga os contatos elétricos através de um diafragma. Assim, a corrente elétrica produz o aquecimento no resistor. Ele é feito de uma liga de níquel e cromo (em geral com 60% de níquel e 40% de cromo).

Observe que o resistor tem três pontos de contato, sendo que um deles permanece sempre ligado ao circuito.

As ligações inverno-verão são obtidas usando-se comprimentos diferentes do resistor.

Na ligação verão usa-se um pedaço maior desse mesmo fio, enquanto a ligação inverno é feita usando-se um pequeno trecho do fio.

Na ligação inverno, a corrente no resistor deverá ser maior do que na posição verão, permitindo assim que a potência e, portanto, o aquecimento sejam maiores. Quando a tensão, o material e a espessura são mantidos constantes, podemos fazer a seguinte relação, conforme a tabela a seguir.

Os chuveiros elétricos têm uma chave para você regular a temperatura de aquecimento da água, de acordo com suas necessidades: na posição verão, o aquecimento é mais brando, e na posição inverno, o chuveiro funciona com toda sua potência.

Mas, se for necessário, você poderá regular a temperatura da água abrindo mais ou fechando o registro da água: quanto menos água, mais aumenta o aquecimento.

Clique na figura abaixo para informações detalhadas sobre chuveiros elétricos.

Não é novidade para ninguém que o chuveiro elétrico é um dos maiores vilões da conta de luz. Mas será que, para o seu bolso, faz alguma diferença posicioná-lo na opção “verão” ou “inverno”? Realizamos testes de consumo de energia elétrica em seis modelos e descobrimos que a resposta é sim.

Saiba escolher eletrodomésticos e economize até 60% na conta de luz

Nosso estudo mostrou que em altas vazões (chuveirada forte) o consumo médio no seletor “inverno” é de 5543 Watts-hora (W.h), enquanto que no modo “verão” é de  3545 W.h. Neste caso, constatamos que ao trocar o seletor de “inverno” para “verão” é possível economizar 36% no consumo de energia elétrica. Por sua vez, em baixas vazões (chuveirada fraca), o consumo médio na opção “inverno” é de 5401 W.h e no seletor “verão” é de 3506 W.h. Ou seja, efetuando a mesma mudança no seletor de temperatura é possível economizar 35% na conta de luz.

Portanto, considerando ambos os casos, abrir mão do chuveiro no aquecimento máximo (inverno) para utilizá-lo no aquecimento baixo (verão) pode gerar uma economia média na conta de energia elétrica de até 35,5%.

Além de deixar o chuveiro no modo “verão”, existem outras dicas importantes que você pode adotar no banho para diminuir os gastos. Confira: - Evite banhos muito demorados; - Feche a torneira enquanto se ensaboa. - Fique o menor tempo possível debaixo da água quente;

- Utilize o modo "verão" em dias mais quentes e tente estender o hábito para dias com temperaturas amenas.

Aprenda a recuperar até 43% do ICMS pago a mais na sua conta de luz

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

18/05/2016 09h25 - Atualizado em 18/05/2016 09h25

Equipamento é um dos que mais consume energia dentro das casas.

Chuveiro elétrico é o equipamento que mais consome energia nas casas.

Você sabia que o chuveiro elétrico é responsável por cerca de 25% do consumo de uma residência? Como é um dos equipamentos domésticos de maior potência, acaba consumindo mais energia e, como consequência, impacta diretamente o valor da conta de energia.

Para se ter uma ideia, a potência média de um chuveiro elétrico é de 4.400 W, enquanto a potência média de um ar condicionado de 12.000 BTUs, por exemplo, é de 1.400 W. Ou seja, para quem quer economizar, é inevitável revisar alguns hábitos de uso do chuveiro elétrico.

E faz alguma diferença posicioná-lo na opção “verão” ou “inverno”? A resposta é sim. Na indicação “inverno”, o consumo de energia é 30% maior, em média. Isso acontece porque as posições “inverno” e “verão” regulam a passagem da corrente elétrica, necessária para aquecer a água.

Se você mora em uma região quente, sabe que o calor acaba gerando um aumento da quantidade de banhos de uma casa. Para driblar esse consumo extra, além de deixar o chuveiro no modo “verão”, vale a pena tentar adotar alguns hábitos de consumo que ajudam você a economizar.

Confira:

- Evite banhos demorados. - Feche a torneira enquanto se ensaboa. Pode ser um pouco desconfortável, mas faz diferença no consumo. - Se for possível, dê preferência aos sistemas solares de aquecimento de água. Eles são mais econômicos e ainda ajudam a preservar o meio ambiente. - Procure limitar seu tempo debaixo da água quente ao mínimo indispensável.

- Nos dias quentes, mantenha a chave de temperatura na posição "verão" e, se conseguir, estenda esse hábito para dias de temperaturas amenas.

Na posição verão, o aquecimento da água é menor, e corresponde à menor potência do chuveiro. Na posição inverno, o aquecimento é maior, e corresponde à maior potência. … A pressão da água liga os contatos elétricos através de um diafragma. Assim, a corrente elétrica produz o aquecimento no resistor.

Qual é a diferença no funcionamento de um chuveiro elétrico se ele está ligado na posição verão ou inverno?

E faz alguma diferença posicioná-lo na opção “verãoouinverno”? A resposta é sim. Na indicação “inverno”, o consumo de energia é 30% maior, em média. Isso acontece porque as posiçõesinverno” e “verão” regulam a passagem da corrente elétrica, necessária para aquecer a água.

O que significa inverno e verão no chuveiro?

Na posição “verão”, toda a resistência é ativada. Com mais espaço para circular, os elétrons esquentam menos a resistência, e a água fica numa temperatura morna. Na indicação “inverno”, o consumo de energia chega a ser em média 30% maior.

Qual o valor da resistência elétrica quando o chuveiro elétrico está ligado na posição inverno?

Na posição. “verão”, a sua resistência elétrica tem o valor 22 Ω, enquanto. na posiçãoinvernoé 11 Ω.

Como funciona a resistência elétrica do chuveiro?

A resistência do chuveiro é uma pequena peça metálica localizada dentro do chuveiro. Para que um chuveiro elétrico esquente a água, é necessário que a resistência do chuveiro esquente através de uma corrente elétrica. Quando a água passa pela resistência, ela esquenta instantaneamente.

Qual o tipo de energia do chuveiro?

Ferro elétrico, chuveiro e torradeira transformam energia elétrica em térmica. Esses aparelhos têm, como um dos seus componentes, o resistor, um fio de material especial (diferente dos fios de ligação), responsável pelo aquecimento.

O que acontece com o sistema do chuveiro quando a torneira é fechada?

No fim, quando o registro é fechado, a água que resta no chuveiro escorre, fazendo com que o diafragma volte a sua condição original, interrompendo o contato com a parte superior do chuveiro e, consequentemente, interrompendo a passagem de corrente elétrica.

Quanto gasta um chuveiro no verão?

No modo verão (água morna), varia de 2.100 a 3.500 watts. Ou seja, você vai dividir a potência por mil e depois multiplicar esse resultado pelo número total de horas de uso. Então, um chuveiro com potência de 5.500 W que for utilizado por 2 horas, consumirá um total de 11 kWh (5.500w/1000 X 2 = 11 kWh).

Como funciona o chuveiro elétrico?

Como funciona o chuveiro elétrico? 1. O primeiro segredo do chuveiro elétrico é como a torneira o faz ligar. Tudo começa com a água liberada pela torneira, que entra na caixa do chuveiro com muita pressão. Como a água que molha a gente no banho sai com uma vazão menor, parte dela se acumula dentro do chuveiro. 2.

Será que o chuveiro elétrico faz diferença na conta de luz?

Modo “verão” ou “inverno” do chuveiro faz diferença na conta? Não é novidade para ninguém que o chuveiro elétrico é um dos maiores vilões da conta de luz. Mas será que, para o seu bolso, faz alguma diferença posicioná-lo na opção “verão” ou “inverno”?

Como funciona o chuveiro no Brasil?

No Brasil ele foi desenvolvido na década de 1940. O funcionamento desse aparelho ocorre de forma bem simples. O chuveiro é composto de dois resistores, que é um fio espiralado feito de metais que possibilitam um aquecimento rápido e prático, um de alta potência e outro de baixa potência de aquecimento, e um diafragma de borracha.

Como a água é acumulada no chuveiro?

Tudo começa com a água liberada pela torneira, que entra na caixa do chuveiro com muita pressão. Como a água que molha a gente no banho sai com uma vazão menor, parte dela se acumula dentro do chuveiro 2. A água acumulada empurra o diafragma, peça que serve de apoio para alguns pontos de contato elétrico.

Postingan terbaru

LIHAT SEMUA