O que significa a palavra idem

Você sabe o que significa o termo idem? Gostaria de obter mais informações? Vamos acompanhar ao longo do texto?

Idem é um termo de origem vinculada ao latim. Seu significado está relacionado a repetição. Trata-se de uma palavra muito usada em textos acadêmicos, especialmente quando o autor quer se referir a citações que já haviam sido feitas anteriormente. Vamos conhecer melhor o uso do idem?

O termo idem tem como principal objetivo evitar a repetição de um termo anteriormente citado. Isso quer dizer que o termo está vinculado a um recurso estilístico. Ao colocar o “idem” no texto, o autor está se referindo a uma expressão que foi citada antes. Normalmente, é um nome que está posto na parte de cima do texto.

Veja também – Significado de Tuning

Por exemplo, ao colocar um texto e citar o nome do autor, é possível acrescentar um “idem”, na próxima situação que exigir o nome do autor do texto. Com isso, o texto se torna mais inteligente, bonito e com uma coesão textual mais adequada.

Da mesma forma, também pode ser utilizado em um diálogo, para dizer que concorda com a opinião citada anteriormente. Vamos entender melhor como isso funciona?

Exemplos

“A atriz Fernanda Montenegro é uma das mais prestigiadas da história do cinema nacional, na minha opinião”.

“Idem!”

Neste caso, a segunda interlocutora está concordando com a opinião citada pela primeira pessoa que ofereceu a opinião sobre a atriz.

Vamos ver outro exemplo?

“O meu primeiro carro foi escolhido por ter a cor vermelha. O segundo, idem”.

Nesse segundo exemplo, a mesma pessoa se referiu à característica do carro vermelho, após ter falado a respeito, anteriormente. Para evitar que as palavras se repetissem, bastou acrescentar o termo idem. Desta forma, o objetivo foi atingido, ou seja, mostrar, de uma forma mais simples, que o carro era da mesma cor.

Legal, não?

Exemplos vinculados a textos acadêmicos

Uma das principais aplicações do termo idem está relacionado a citações. Quando o autor deseja fazer citações bibliográficas de um mesmo autor, o uso do idem se torna bastante interessante. Isso ocorre pelo fato de que ele não precisa repetir todas as regras da ABNT para cada citação realizada. Basta colocar na primeira ocasião. Isso evita repetir as mesmas regras, o tempo todo.

Para que esse objetivo seja atingido, é só colocar o termo Idem, a partir da segunda citação. Interessante, não é mesmo? Vale ressaltar que estamos nos referindo a referências bibliográficas. Vamos a um exemplo?

  1. CARDOSO, Fernando. A história do mundo. Editora Aquarela. 1999.
  2. Idem.

Vale ressaltar que o idem, nesse caso, só pode ser usado para referências bibliográficas que tenham o mesmo autor, mas com obra diferente. Certo? O termo Ibidem é o aplicado para a mesma obra e o mesmo autor.

Importante ressaltar ainda que o uso de idem, conforme as regras ditadas pela ABNT, deve ser realizado apenas na parte de notas de rodapé. Importante também evitar o uso conjunto de idem e ibidem.

Significado de idem

Desta forma, o significado da palavra é “o mesmo”, “concordo com”, “de igual modo”. Significa concordância, ponto de vista igual. Como foi explicado acima, pode ser utilizado tanto em textos acadêmicos como em diálogos informais, para demonstrar concordância com algo que foi citado anteriormente.

Portanto, o termo “idêntico” pode ser uma espécie de sinônimo de idem. Significa algo como “meu pensamento é idêntico ao seu”.

O termo idem tem origem no latim, tendo um sinal tipográfico, sendo representativo para a palavra. Este sinal é o seguinte: ”.

Isso quer dizer que, em alguma atividade informal, quando você deseja evitar a repetição de alguma palavra – em uma tabela, por exemplo – basta usar este símbolo para demonstrar que o texto é exatamente o mesmo que o acima citado.

Vale ressaltar, no entanto, que esse tipo de repetição deve ser evitada em atividades de cunho formal, haja vista o seu caráter de total informalidade.

A classe gramatical do termo idem é a de um pronome demonstrativo, estando presente em qualquer texto com o objetivo de gerar uma substituição, como foi demonstrado ao longo do texto.

Aplicação (relativamente) informal

Um detalhe bastante curioso de se observar com relação ao uso da palavra idem é que, apesar de ser um termo relativamente comum e de ensinamento corriqueiro no ensino fundamental e no ensino médio, algumas pessoas ainda não o conhecem e tendem a estranhar a sua presença.

Desta forma, é possível ver até pessoas perguntando “por que esse idem apareceu aqui no whatsapp?”, por exemplo. Algumas pessoas desconhecem o seu uso, mostrando que se trata de um termo relativamente formal, apesar de seu uso ser relativamente comum em todos os ambientes e situações.

Aplicações correlatas

Uma das aplicações correlatas do termo idem, sendo talvez a mais comum de todas, está vinculada ao uso do termo “idem” para determinados contextos jurídicos. Desta forma, o uso do termo “bis in idem” é extremamente comum para pessoas que estão dentro deste meio, especialmente na área de direito penal.

O bis in idem é um dos mais comuns conceitos de direito penal, referindo-se a uma situação na qual o acusado não pode responder duas vezes pelo mesmo delito praticado. Também é bastante comum no direito tributário, sempre se referindo a situações nas quais a dupla penalidade deve ser evitada, para uma situação que já se enquadra em outra, anteriormente.

Este é um dos mais importantes axiomas do direito, sendo utilizado com uma frequência enorme por advogados, promotores, juízes, dentre outros profissionais deste meio.

Idem, um termo elegante

O termo idem possui uma certa elegância, devendo ser usado com cautela e com critério. Não deve ser utilizado a todo momento, mas possui um certo refinamento, sendo sempre usado com um cunho de respeito e formalidade.

Ao utilizar o idem, o interlocutor mostra conhecer a língua portuguesa, o latim e muito mais. Vale a pena utilizar com inteligência.

Exemplo final do bom uso de idem:

“- Gostou do nosso texto?

– Sim!

– E gostou de nosso site?

– Idem!”

Esperamos que tenham gostado! Até a próxima!

Conheça outros termos em latim, como carpe diem e ps.

pron.dem. 1. A mesma coisa ou o mesmo. (Etm. do latim: idem)

Classificação gramatical: pronome demonstrativo
Divisão silábica de idem: i·dem

A petição conta com apoios também nos partidos, nomeadamente no CDS, PSD e PS. Ribeiro e Castro e Telmo Correia são pelo referendo na bancada do CDS/PP; os deputados do PSD/Madeira, idem; e na bancada socialista, Maria do Rosário Carneiro e Teresa Venda, ambas socialistas católicas, também querem a consulta popular.Expresso, 17.11.2009

Mas agora a CNE resolve que a igualdade entre candidatos seja absoluta e que é indiferente estamos em campanha ou pré-campanha. Se alguém arriscar fazer um debate sem os nove ou oito candidatos que surgiram em muitos concelhos, será multado. Se alguém fizer uma reportagem em que não ouça todos esses candidatos, mesmo que sejam irrelevantes ou desprovidos de programa, idem.Expresso, 27.08.2013

Se você já leu algum artigo ou TCC com modelo de referência numérico, já deve ter visto um “Idem” ou um “id.”, e muito possivelmente, teve que pesquisar para descobrir o que é.

Isso acontece porque o Idem, Ibidem, Op cit e o et al nos confundem muito. Especialmente por serem termos que não utilizamos na nossa comunicação diária.
Pensando nisso, elaboramos esse guia definitivo para não se confundir mais!

O que é o idem?

O idem, especialmente, é um termo muito visto em artigos, livros e trabalhos acadêmicos em geral.

Suas características são:

Pronome demonstrativoSignificado: Igual; de mesmo significado que; o mesmo: os quartos são agradáveis, os restaurantes idem.[Gramática] Utiliza-se para evitar repetições acerca do que foi dito ou escrito anteriormente; forma abreviada: id.Etimologia (origem da palavra idem).

Do latim idem.

Quando utilizar Idem?

É importante entendermos o seu uso não somente para sabermos como utilizá-lo na hora de escrever, mas especialmente quando estamos lendo algum trabalho e precisamos entender as origens de suas referências.

O Idem pode ser utilizado em resenhas, resumos expandidos, artigos científicos, TCC, dissertações, teses e qualquer outro formato de trabalho acadêmico que exija o padrão de referenciação numérico.

Não se esqueça que o Idem será usado em citações bibliográficas para evitar reiteração do nome do autor.

Exemplos de Idem

Para melhor ilustrar como utilizar o idem, ibidem e op cit, preparamos esses exemplos abaixo, simulando as referências dentro de uma nota de rodapé:

____________________________________________________
1METTZER. O editor de texto que formata seu TCC. Florianópolis, 2019, p. 15.
2Idem. Como formatar seu TCC de forma automática. Florianópolis, 2018, p. 3.
3Ibidem, p. 8.
4 Outra referência que não seja Mettzer.
5METTZER. Op cit.,p. 6.

Explicação detalhada

A primeira referência completa [1]. A segunda [2] se refere ao mesmo autor da primeira citação, ou seja, Mettzer, mas outra obra. A terceira [3] referência se refere ao mesmo autor e obra da referência de número [2]. A quarta [4] é uma referência aleatória exemplificativa, que poderia ser de qualquer outra autoria.

A quinta [5], se refere à obra anterior do mesmo autor utilizado, ou seja, o Mettzer 2018.

Devo usar itálico?

Você percebeu que deixamos o termo “idem” em itálico em todos os momentos no texto?

Se percebeu, é porque é assim que ele deve ser utilizado.

Por se tratar de termo de origem em língua estrangeira, o latim, o uso do itálico facilita a compreensão, além de ficar claro sobre o que se refere.

Além disso, ao ler o termo em itálico, você vai se habituando a utilizá-lo da maneira correta!

Quadro comparativo idem, ibidem, op cit e et al

Formatando as referências de forma automática

Com o Mettzer você pode formatar qualquer trabalho acadêmico dentro das normas da ABNT, economizando tempo e estresse.

Ele é o editor que te auxilia em cada etapa do trabalho, desde a capa às referências bibliográficas.

Faça as pazes com o seu TCC. Faça um teste gratuito agora mesmo e descubra como podemos te ajudar!

Doutoranda no programa Interdisciplinar em Ciências Humanas. Bacharela e mestra em Direito e pesquisadora desde o primeiro semestre da faculdade.

Postingan terbaru

LIHAT SEMUA