Estudos sociais o que é

>

>>

História vs. Estudos Sociais

História e Estudos Sociais enquadram-se no campo da academia. Ambos são considerados como assuntos de investigação e estão incluídos como disciplinas obrigatórias na maioria das escolas e currículos. O elemento humano é prevalecente em ambos os estudos. A história centra-se tanto nas pessoas envolvidas na história como nas contribuições humanas que conduzem a acontecimentos históricos. Entretanto, os estudos sociais concentram-se na sociedade como uma entidade humana coletiva e em seus membros como seres humanos individuais. Embora tanto a ciência social quanto a história sejam semelhantes em natureza como um estudo, elas têm diferenças em termos de escopo e natureza.

Por exemplo, a história é o estudo de uma entidade com respeito a seu passado, eventos, pessoas, e outras variáveis importantes que contribuíram para o que está presente em um contexto particular. Como estudo, visa descobrir, coletar e interpretar dados ou informações do passado. Podem ser pessoas ou artefatos que servem como prova do registro humano. A história frequentemente cria construções e contribuições do passado que estão ligadas ao presente.

Por outro lado, os estudos sociais envolvem vários campos e uma entidade chamada sociedade. Ela trata da sociedade, como ela funciona, e outras questões relacionadas às pessoas, como comportamento social ou conformidade, tradições e culturas. A ciência social integra os campos dos estudos sociais e das humanidades sob este termo abrangente que trata do comportamento humano, das interações, bem como das sociedades humanas do passado e do presente.

História pode ser classificada de muitas maneiras diferentes: por período ou tempo, localização geográfica, ou por disciplina. A história também pode ser registrada (geralmente escrita) ou não registrada (história oral e tradição).

O objetivo principal dos estudos sociais é equipar um cidadão para tomar decisões importantes como um membro da sociedade. Um cidadão individual pode dar uma enorme contribuição para o crescimento ou redução da sociedade onde esse indivíduo pertence. Os estudos sociais compreendem disciplinas acadêmicas e campos de estudo isolados. Isto inclui história, economia, ciência política, psicologia, antropologia, geografia, ciências sociais, sociologia, arqueologia, comunicação, lingüística, direito, filosofia e religião.

Sumário:

1.História e estudos sociais são estudos familiares nas escolas. Ambos os estudos são incorporados no currículo escolar em muitos níveis de educação (elementar, secundária e terciária).2.Um componente principal de ambas as disciplinas é o foco nas pessoas ou no elemento humano, do indivíduo à sociedade (estudos sociais), e as contribuições das pessoas e do elemento humano no curso da história (história).3.Estudos sociais são uma categoria ampla que engloba muitas disciplinas relacionadas, incluindo história. Esta categoria geralmente inclui disciplinas das ciências sociais e das humanidades. A história, por outro lado, pode ser classificada como pertencendo tanto às ciências sociais como às humanidades.4.Os estudos sociais focalizam a sociedade como uma entidade e as atividades em que seus membros se envolvem (interação humana, relacionamentos, cultura e tradição, e outros aspectos humanos). Por outro lado, a história também está envolvida com pessoas com uma referência específica ao que aconteceu no passado. Além disso, a história se preocupa com contribuições e construções passadas que afetam o mundo presente.5.Estudos sociais abrangem muitas disciplinas como: história, economia, ciência política, psicologia, antropologia, geografia, ciências sociais, sociologia, arqueologia, e outras. Entretanto, a história é um estudo específico e pode ser classificada por período, localização geográfica, ou disciplina. Além disso, a história pode ter a forma de história escrita ou oral.6.A história é limitada pelo tempo e, na maioria das vezes, de forma cronológica, enquanto que os estudos sociais (e algumas das disciplinas que se enquadram nesta categoria) não se conformam com este tipo de forma.

7.Tanto os estudos sociais como a história são limitados por métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa.

Geografia é a área das Ciências que estuda a Terra e sua ocupação pelo homem, o que engloba o aspecto físico - relevo, vegetação e clima - e como as populações se relacionam com essas características nos espaços em que ocupam. 

A área de atuação profissional para quem se forma dessa área é ampla, vai desde cartografia até ecoturismo, passando por geopolítica. Por isso, são profissionais preparados para o desenvolvimento de pesquisas de campo, levantamentos e elaboração de diagnósticos e relatórios de pesquisa. Podem, por exemplo, elaborar planos diretores de municípios e diagnósticos para a redução do impacto ambiental causado por grandes obras civis. 

A pessoa com essa formação pode atuar também no estudo do relevo, clima, solos, vegetações e sistemas hidrográficos de uma região ou país e nas relações entre o meio natural e os grupos sociais. Os conhecimentos dessa área são de extrema importância nos ramos da Estatística, Geologia e Engenharia, contribuindo para o planejamento urbano, construção de rodovias, ocupação rural, reforma agrária etc.

O curso de Geografia forma pessoas capacitadas para a pesquisa acadêmica e o ensino de conhecimentos específicos na área de Geografia. Por isso, se ensinam disciplinas básicas de Geografia física, Geografia humana, Geografia regional e Geografia instrumental e o instrumental teórico e prático necessário para a realização de pesquisas de cunho científico. 

Quem opta pela licenciatura pode atuar nos Ensino Fundamental e Médio, ou ainda, trabalhar com:

Cartografia digital
Desenvolvendo mapas utilizando imagens captadas por satélites como base.

Ecoturismo
Atuando em parque e áreas de preservação ambiental através da criação e organização de excursões guiadas.

Ensino
Trabalhando em escolas de ensino Fundamental e Médio ou cursos pré-vestibulares (graduados em licenciatura) ou na produção de materiais didáticos.

Geografia humana
Pesquisando e estudando as questões sociais, econômicas e políticas das sociedades, nações e grupos étnicos.

Geografia dos transportes
Estudando às questões de mobilidade, inclusão social e sustentabilidade para planejar melhorias e novas redes de trânsito e sistemas de transporte.

Geopolítica
Pesquisando e desenvolvendo materiais sobre a organização social, política e econômica de países e regiões.

Geoprocessamento
Trabalhando no tratamento das informações geográficas por meio de softwares específicos, o que permite elaborar mapas e bancos de dados geográficos.

Planejamento agrícola
Utilizando dados geográficos para desenvolver estratégias de ocupação de uma região produzindo o menor impacto ambiental possível.

Planejamento urbano
Desenvolvendo planos diretores, trabalhando em estruturação urbana, planejamento do uso do solo, organização socioespacial, mobilidade urbana e sustentabilidade.

Sensoriamento remoto
Preparando mapas e levantamento de dados sobre o solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, clima e densidade de ocupação de áreas, cidade e regiões através de imagens de satélites e fotografias.

Atividades Principais

  • lecionar no ensino fundamental e médio;
  • planejamento urbano;
  • projetos de prevenção do impacto ambiental e preservação do meio ambiente;
  • elaboração de mapas e cartas geográficas;
  • investigação das questões sociais e econômicas de uma população.

Mercado de Trabalho

Para a pessoa habilitada em Geografia, o mercado de trabalho abrange as escolas públicas e particulares, órgãos da administração pública e empresas estatais.

O principal campo de atuação está na realização de estudos de impacto ambiental para empresas de engenharia e outras que trabalham alterando o meio ambiente. Grandes oportunidades também estão na produção de mapas para empresas de logísticas, construtoras e agências de propaganda, que precisam do conhecimento que especialistas têm sobre sensoriamento remoto.

No setor público, pessoas formadas em Geografia são procuradas para realizar estudos ambientais e  socioeconômicos, laudos de ocupação do solo e planejamento urbano, rural e ambiental para ajudar planejar novas moradias e construções e o risco existente em habitações ilegais ou abandonadas. 

Duração do Curso

4 anos

Postingan terbaru

LIHAT SEMUA