Como estudar redação sozinho

A redação do Enem equivale a um quinto da nota da prova. E, por isso, ela deve receber atenção especial dos estudantes, principalmente por aqueles que irão estudar para o Enem 2021 sozinhos, pois a redação exige estratégias de estudo diferentes das outras disciplinas. 

Segundo Eduardo Zenon, coordenador pedagógico da plataforma de correção de redações Pontue, uma dos principais dificuldades dos vestibulandos é a lidar com a ansiedade. Ele explica que antes de iniciar o período de estudos é preciso entender que a preparação para o Enem é um processo e que, portanto, não é possível aprender tudo de uma vez.

Está perdido por onde começar esse processo? O professor Eduardo contou o passo a passo de como estudar para a redação do Enem sozinho e em casa. Confira!

Leia as redações nota máxima

O primeiro passo é a leitura das redações que foram nota máxima nos exames anteriores. O próprio Ministério da Educação (MEC) disponibiliza algumas dessas redações (confira aqui). Esse exercício serve para que você entenda o modelo de redação exigido no Enem e o mecanismo de composição da introdução, desenvolvimento e conclusão. 

Conheça os critérios avaliativos

É muito importante entender como você será avaliado em cada parte do texto. A redação do Enem avalia cinco critérios, valendo 200 pontos cada. Eles são:

Como estudar redação sozinho

(Divulgação/Inep)

Eduardo esclarece que as competências 1 e 4 avaliam aspectos gramaticais diferentes mas se interligam, pois envolvem a acentuação, concordância nominal e verbal e a coesão e coerência, a ligação entre os períodos e parágrafos. As competências 2 e 3 também conversam já que exigem que o candidato atenda ao tema proposto e organize o texto de forma clara.

Divida a redação em três partes

Para começar a estudar a estrutura da redação, é preciso desmembrá-la em três partes: introdução, argumentação e conclusão. “É importante que o estudante saiba o que é a dissertação no ponto de vista da linguagem, estrutura e organização das ideias para depois começar a escrever”, afirma Eduardo.

Como estudar redação sozinho

Antes de escrever um texto como um todo, o coordenador recomenda que os alunos foquem em uma parte do texto para praticar e aprimorar. “O ideal é tirar duas ou três semanas para ler e treinar cada parte da redação, observando os modelos de introdução, desenvolvimento e conclusão e tentando replicar isso para temas específicos”, explica. 

Treine diversos temas

Após tirar cerca de nove semanas para o estudo dos elementos que compõem a redação do Enem, ainda irão sobrar várias semanas para praticar diversos temas de redação. Eduardo aconselha que seja escrita, pelo menos, uma redação por semana. Nesse prazo de uma semana, é possível pesquisar sobre as atualidades da semana e encontrar propostas de redação disponíveis na internet.

Controle seu tempo

Durante a preparação para a prova, é muito importante que você controle a ansiedade e o tempo. “Se inscrevendo em casa, ele gasta duas ou três horas para fazer uma redação ou começa na segunda-feira para terminar na sexta-feira, ele não está se preparando para o Enem”, comenta o professor. 

Como estudar redação sozinho

O Enem é uma prova extensa e para que o candidato consigo concluí-la, o ideal é que a redação seja feita em até uma hora e meia. Eduardo aponta que cronometrar o tempo é fundamental para se preparar para a prova num aspecto técnico e não somente o conhecimento e a linguagem utilizados.

Como corrigir as redações?

Uma alternativa para corrigir e ver os pontos de melhorias de suas redações é assinar cursinhos pré-vestibulares online específicos ou não para redação, que costumam apresentar um valor acessível.

Entretanto, caso você não tenha condições de pagar, Eduardo indica a estratégia de comparação. Você pode comparar seu texto com as redações nota mil já divulgadas, sempre avaliando os conectivos que foram usados, se o ponto de vista foi claro desde a introdução e se o texto contempla todos os elementos da proposta.

Pelo Enem ser uma prova muito técnica, também é possível adotar um padrão coringa de redação nota mil e adaptar sua estrutura para qualquer tema. “Se o estudante tiver uma estratégia coringa já pré-determinada nas primeiras semanas de estudo, o restante do tempo será para praticar e executar a mesma estratégia em temas diferentes. Muito dessas estratégias podem ser encontradas em canais do YouTube”, explica. 

Veja: 17 canais do YouTube para estudar para o ENEM de graça

Leia muito

A dica parece clichê, mas é infalível, garante o professor. Para se dar bem na redação é preciso ler e escrever constantemente. A leitura irá garantir o conhecimento das estruturas de linguagem, conectivos e vocabulário”, afirma. 

E essa leitura não precisa ser somente de noticiários em formatos padrões, Eduardo também recomenda o consumo de outros gêneros literários, podcasts e até músicas. Assim, é possível ampliar seu repertório, pois, muito mais do que tentar acertar o tema de redação do ano, é preciso saber dialogar seu conhecimento de mundo com a proposta exigida.

Guia completo: Redação do Enem

Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto. 

Baixar Guia sobre Redação

Publicado originalmente em 19/02/2020
Atualizado em 30/03/2021

Saber como fazer uma redação passo a passo é requisito básico para ter êxito na maioria das provas. Afinal, diversos concursos públicos têm provas de redação.

Com isso, a banca pode avaliar os conhecimentos do candidato sobre o tema, a desenvoltura na hora de argumentar, a capacidade de escrever respostas coerentes e mesmo a habilidade com a linguagem formal. Por isso, é fundamental estar preparado e saber como estudar redação para concursos.

No texto abaixo, trazemos diversas dicas de como fazer uma redação passo a passo e dicas para escrever um bom texto. Confira!

Como estudar redação para concursos: dicas para redigir as melhores respostas

Como estudar redação sozinho

Preparado para aprender como estudar redação para concursos públicos, ENEM e outras provas importantes?

A seguir, você lerá dicas de redação para concursos que podem ajudá-lo a escrever redações coerentes, bem argumentadas e que agradem qualquer corretor.

Confira!

Você sabia?

Os fundadores da Estudaqui foram aprovados nos melhores vestibulares (USP/FUVEST, UFSCAR, UNIFESP etc) e também nos melhores concursos do Brasil (Auditor Fiscal de SP, do MT, do ES etc). E o projeto da Estudaqui foi validado por eles em alguns dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo (Stanford, UC Berkeley e Draper University), no Vale do Silício, na Califórnia.

Conheça nossa história e o aplicativo de estudo da Estudaqui. E claro, continue lendo :).

Como fazer uma redação passo a passo

  1. Comece com um brainstorm, anotando em poucos minutos tudo o que você sabe sobre o assunto pedido na prova. Depois disso, selecione as quatro ou cinco ideias mais interessantes para desenvolver no texto.
  2. Elabore um rascunho com introdução, desenvolvimento e conclusão, sem se importar muito com possíveis erros. Essa vai ser a primeira versão do texto.
  3. Revise seu rascunho, procurando possíveis erros de português e mesmo de coerência. Confira se você se manteve alinhado ao tema e se seus argumentos fazem sentido um com o outro.
  4. Passe a redação a limpo, com letra legível, corrigindo o que precisa ser corrigido no rascunho.
  5. Caso não tenha tempo para fazer um rascunho de sua redação, pelo menos esquematize quais ideias irá inserir em cada parágrafo de seu texto.

Dicas de como estudar redação para concurso, ENEM e demais provas

Dica 1: Não ignore o conteúdo

Muitas vezes, as pessoas decoram tudo o que podem sobre como estudar redação para concursos, aprendem todas as normas gramaticais e são profissionais no uso da linguagem formal. Isso soma pontos, mas não é o suficiente para escrever a redação ideal.

No fim das contas, sua produção textual é sobre um conteúdo – e você precisa saber sobre ele. O problema é que, quando há uma redação, raramente se sabe o tema até que a prova esteja em sua mesa.

O que fazer se você não souber nada sobre o tema em questão? Use os textos de apoio. Eles estão lá para embasar seus argumentos e mostrar um ponto de vista, seja ele qual for.

Falando nisso, lembre-se de que você não é obrigado a dar sua opinião em qualquer circunstância. Em questões argumentativas, o melhor a fazer é escolher o ponto de vista em que você consegue articular melhor seus argumentos no texto.

Dica 2: Siga um passo a passo

Mesmo que estude muito, às vezes só a ideia de produzir um texto já faz com que dê um branco em sua cabeça. Nesse momento não sabemos por onde começar, não é mesmo?

Então, uma maneira eficiente de como estudar redação para concursos é seguir o passo a passo para redigir a redação para concurso. Já falamos sobre ele no tópico acima.

Ele pode ser um ótimo guia de como fazer uma redação!

Dica 3: Aprenda a diferença entre introdução, desenvolvimento e conclusão

Alguns estudantes chegam ao dia da prova acreditando que, em uma redação, a diferença entre introdução, desenvolvimento e conclusão é apenas sua localização no texto.

Mas, na realidade, cada parte de um texto exerce uma função diferente e você precisa saber disso para tirar uma boa nota. Observe:

A introdução do seu texto é onde, resumidamente, você deve mostrar que entendeu o tema proposto e explicar como pretende desenvolvê-lo. Para fazer isso, normalmente, você fala de uma ideia geral sobre o assunto, faz uma afirmação e depois introduz a posição apresentada na redação.

É importante lembrar que introduções devem ser breves e objetivas – mais do que 5 linhas já é longa demais.

Agora, é hora de explicar melhor o que você disse na introdução. Existem diversas maneiras de fazer isso:

  • Se você disse que ia falar de X, Y e Z na sua introdução, essa é a hora de falar desses assuntos. De preferência, na mesma ordem em que foram apresentados;
  • Dê exemplos que provem seus argumentos;
  • Não tente alongar o assunto para que o texto não fique longo demais. Muitas vezes, há um limite de linhas disponíveis;
  • Tente equilibrar o tamanho dos parágrafos. Fazer um parágrafo com seis linhas e outro com duas pode deixar a impressão de que seus argumentos não têm o mesmo peso ou relevância.

Para encerrar a redação, você deve:

  1. relembrar brevemente os pontos discutidos no texto,
  2. reafirmar a tese apresentada na introdução – ou seja, a sua posição quanto ao assunto
  3. e abrir margem para novas ideias relevantes ao assunto. Uma boa tática é sugerir formas de solucionar os problemas apresentados.

Com esses princípios básicos, você está pronto para escrever uma redação completa e bem fundamentada para concurso, ENEM e provas de vestibular.

Dica 4: Faça o que foi pedido

A última dica de como redigir uma redação pode parecer boba. Mas muitos concurseiros ignoram comandos simples que aparecem nas pautas de redação. Alguns exemplos clássicos são:

  • Coloque um título;
  • Use tópicos;
  • Responda à seguinte pergunta;
  • Cite um dos textos de apoio.

Se qualquer um desses pedidos estiver na prova, faça. Não deixe de seguir as regras dadas pela banca ou pelo edital na hora de escrever sua redação. Prestando atenção nisso, você não perderá pontos por coisas básicas.

4 erros comuns em redação para concursos públicos, ENEM e provas de vestibular

Cada estudante tem suas dificuldades particulares quando se trata de como fazer uma redação passo a passo. Normalmente, porque não costumam escrever muito, não conhecem a estrutura do texto. Ou não sabem o que é um texto argumentativo, tem dificuldades de lembrar regras gramaticais, etc.

Apesar das particularidades, alguns erros são muitos comuns em redação para concursos públicos e provas do ENEM, ou vestibular. Por exemplo:

1. Fugir do tema

É muito comum que os concurseiros e estudantes não consigam manter sua linha de raciocínio alinhada o tempo inteiro. Consequentemente, começam a redigir uma redação falando de um assunto e terminam falando de outro.

Se o tema proposto é sobre proteção ao meio ambiente, não conclua falando sobre corrupção. Isso é um erro grave e pode atrapalhar toda a sua narrativa.

2. Não responder à pergunta da banca

Muitas vezes, a proposta da redação é uma pergunta. Assim, se o concurseiro, ou estudante, ficar ansioso demais para colocar tudo o que sabe sobre o tema acaba não respondendo à pergunta;

O que é um bom motivo para uma nota baixa.

3. Escrever como se fala

Um erro comum de quem não costuma ler muito é confundir a linguagem falada com a escrita. Apesar de ambas pertencerem à mesma língua, os dois tipos são muito diferentes.

Várias vezes o que dizemos no dia a dia não pode ser inserido em uma redação. Acostume-se com a linguagem escrita formal colocando suas leituras em dia.

4. Não conhecer a estrutura textual

Saber a diferença entre um texto em tópicos, um discursivo, um dissertativo, um argumentativo etc. é muito importante para saber o que a redação está pedindo e responder da maneira certa.

Todos esses erros comuns podem ser corrigidos com informação e treinamento. Aprender como fazer uma redação depende de conhecimento e prática. Itens que são, na maioria das vezes, fáceis de adquirir.

A redação é uma prova temida por muitos, mas exige o mesmo estudo e atenção que todas as outras propostas da avaliação.

Leia muito, estude a gramática e pratique frequentemente para aprender a escrever melhor. Essa é só mais uma parte do teste – e você tem tudo para se sair bem nela!

É verdade que as dificuldades no caminho da aprovação são enormes. Mas elas podem ser muito facilitadas quando você tem as ferramentas corretas ao seu alcance.

Saiba que você não precisa, e nem deveria, tentar fazer tudo sozinho. Facilite a sua vida usando uma tecnologia como a do aplicativo Estudaqui.

Em poucos segundos o app monta seu ciclo de estudo perfeito personalizado, sem você precisar ter qualquer trabalho. E isso não é tudo! O Estudaqui ainda permite, automaticamente:

  • controlar o tempo de estudo de maneira simples e fácil;
  • acompanhar as porcentagens de acerto em qualquer celular ou tablet;
  • ver relatórios de conclusão de estudo e avanços do conteúdo;
  • rever o histórico de tudo o que foi estudado;
  • tomar ações para melhoria de desempenho com ajuda da melhor tecnologia de estudo do mercado.
  • Acesse o site e conheça mais sobre o Estudaqui: estudo de alto desempenho, simples e acessível a todos!

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Um abraço, Thiago Magalhães.

Ver todos os artigos de Thiago Magalhães

Como estudar redação sozinho