Código postal da área de serviço rs

Gabriel Joppert

Colaboração para o UOL

10/12/2020 04h00Atualizada em 17/05/2022 16h38

Vira e mexe você deve encontrar em algum cadastro, principalmente de compras online, o pedido para informar um tal "código postal". Nesse momento fica a confusão para muitos brasileiros: o que é código postal e qual seria o meu?

Código postal é relacionado com o endereço em que você mora. É muito mais fácil descobrir qual é o seu número do que você imagina. Saiba tudo sobre o código abaixo.

Código Postal: o que é, onde achar e mais

O que é código postal

O código postal é uma sequência numérica ou alfanumérica (misturando letras e números) usada por serviços de correios e logística pelo mundo para identificar endereços.

Um código postal corresponde sempre a um determinado local, que pode ser desde um trecho de uma rua até uma região em um município. No Brasil, o CEP (Código de Endereçamento Postal) cumpre essa função. Cada país tem o seu sistema (nos EUA chama-se zip code; na França, CEDEX, por exemplo).

Os códigos servem para facilitar o trabalho de localizar os endereços e de separar e encaminhar correspondências, já que funcionam como um identificador único para cada área postal do país. O CEP foi criado pelos Correios em 1971 e a princípio tinha apenas cinco números. Em maio de 1992, o sistema foi atualizado para o formato atual, composto por oito números, sendo eles os cinco dígitos principais acrescidos de um sufixo de três dígitos: 00000-000.

Como funciona o CEP?

Cada dígito da sequência tem uma função específica. Na ordem, correspondem a região, sub-região, setor, subsetor e divisor de subsetor. O primeiro dígito corresponde a uma diferente região brasileira, compreendendo um conjunto de cidades ou Estados.

Por exemplo, 0 equivale à região da Grande São Paulo, 1 equivale ao interior do estado de São Paulo, 2 equivale aos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e 3 ao estado de Minas Gerais. Esta imagem mostra os códigos pelo Brasil.

A partir do primeiro dígito, os números seguintes (referentes a sub-região, setor, subsetor e divisor de subsetor) dizem respeito a subdivisões da área indicada no dígito antecedente. Os três dígitos do sufixo servem para designar individualmente localidades, logradouros, códigos especiais ou unidades dos Correios.

Os Correios e demais serviços de logística usam o código postal para facilitar e agilizar a triagem, encaminhamento e distribuição da correspondência, já que o CEP permite que essas etapas sejam feitas de forma mecanizada com eficiência.

Como saber o seu CEP ou de algum endereço?

Para descobrir o código postal de um endereço, a melhor alternativa é usar a busca do site dos Correios. Para utilizar o serviço, digite o termo de busca no primeiro campo e depois escolha na caixa de diálogo o tipo de busca (escolha "Localidade/Logradouro" para buscar um endereço, rua, praça, largo ou outro local).

O Google também pode ser usado para verificar o CEP de um endereço. Para isso, basta pesquisar pelo endereço completo seguido da palavra "CEP". Em geral, com essa pesquisa, os resultados devolvidos pelo buscador trarão a indicação do código postal do endereço pesquisado.

O código postal é um código utilizado pelas administrações postais para facilitar a identificação de um endereço e a organização da logística. Cada país tem a possibilidade de criar o código postal no formato que melhor atenda suas realidades administrativa e postal. 

Com esse código, as empresas de entregas do mundo todo conseguem chegar à localização exata de logradouros, casas, órgãos públicos, empresas e edifícios. Assim, podem tratar, encaminhar e distribuir os objetos postados de maneira eficiente e rápida.

Caso não haja nas encomendas e correspondências um código postal ou ele esteja errado, isso pode atrapalhar a logística. Assim, eles podem demorar mais para ser entregues ou até mesmo ser entregues no endereço errado, já que pode haver diversas ruas com o mesmo nome em cidades diferentes.

No texto de hoje, você confere algumas curiosidades sobre o código postal: como ele é formado, a União Postal Universal e como funciona o CEP. Além disso, poderá consultar os códigos postais das regiões brasileiras. Vamos lá!

O que é o código postal?

O código postal ou Código de Endereçamento Postal (CEP) é um código desenvolvido pelas administrações postais de todo o mundo. Seu objetivo é facilitar a organização logística e a localização espacial dos endereços postais.

Cada país pode criar o código que melhor se adapta às suas realidades postal e administrativa. No Brasil, por exemplo, o CEP é representado por um conjunto numérico constituído por oito números.

Ele orienta e ajuda a acelerar o processo de encaminhamento, tratamento e distribuição de objetos de correspondência. Isso é feito por meio da atribuição do CEP a localidades, órgãos públicos, unidades dos Correios, edifícios e empresas. 

Existem diversos tipos de código postal ao redor do mundo. Eles podem ser apenas numéricos ou misturar letras e números. Cerca de 117 países dos 190 que compõem a União Postal Universal utilizam o código postal.

O que é a União Postal Universal?

A União Postal Universal (UPU) é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pela coordenação das políticas e serviços postais entre as nações. Ela também cuida do sistema postal internacional e foi estabelecida em 1874. Hoje, conta com 190 países membros e regiões autônomas, entre eles, está o Brasil.

É a segunda agência internacional mais antiga, ficando atrás apenas da União Internacional de Telecomunicações. Sua missão é coordenar os serviços postais entre os diferentes países membros sem, contudo, interferir nas políticas próprias de cada estado.

Dessa maneira, cada administração postal tem a liberdade de definir como será realizada a distribuição de correspondências. Também pode definir quais serviços realiza, os recursos humanos necessários para suas operações e qual será o plano de edição de selos.

Contudo, a organização possui padrões, que são os requisitos básicos para que as operações postais sejam eficazes e para interligar a rede global. O Standards Board da UPU é responsável por desenvolver e manter um número crescente de normas internacionais.

Seu objetivo é aprimorar a troca de informações postais entre os operadores. Além disso, ajuda a manter a UPU compatível com as iniciativas postais internacionais. Porém, a organização não atua sozinha. Ela trabalha em colaboração com diversas organizações de manuseio postal, fornecedores, clientes e outros parceiros, o que inclui organizações internacionais.

O Conselho de Padrões é o responsável por garantir que os regulamentos sejam desenvolvidos com coerência em áreas como o intercâmbio eletrônico de dados, formulários postais, codificação de correio e medidores.

Como funciona o CEP?

Imagine que sua função fosse organizar milhares de cartas e encomendas direcionadas para vários lugares diferentes. Para dificultar a situação, imagine que muitas ruas têm o mesmo nome ou que as correspondências estão com o nome da rua errado. Seu trabalho seria muito difícil, não?

O Código de Endereçamento Postal, conhecido como CEP, vem para resolver essa equação. Isso porque os números estabelecidos sempre são os mesmos e ajudam as pessoas a não confundirem os endereços.

Isso auxilia especialmente as empresas de logística, carteiros e outros funcionários dos Correios. O CEP é como uma coordenada e cada rua, avenida ou logradouro possuem seus números específicos.

Qual é a estrutura de um código postal?

O código postal é formado por números, mas também pode conter letras. Ele é utilizado pelas administrações postais de diversos países para facilitar a identificação de logradouros em todo o território nacional.

Cada país tem a liberdade de instituir o formato de código postal mais conveniente para sua realidade. No Brasil, atualmente, a estrutura do CEP é composta por oito dígitos numéricos, separados por hífen.

Qual é o código postal do Brasil e quando ele foi criado?

O sistema de endereçamento postal, também conhecido como Código de Endereçamento Postal (CEP) do Brasil foi criado em 1971 pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Seu objetivo é organizar, facilitar e agilizar a localização, postagem e distribuição de correspondências e encomendas seguindo uma maneira lógica.

A divulgação para a população aconteceu no mesmo ano, com a publicação do Guia Postal Brasileiro. Até 1992, os CEPs tinham o formato de cinco dígitos numéricos, representado pelo exemplo 00000. 

Porém, com o aumento da população e do volume de correspondências, surgiu a necessidade de criar mais códigos específicos para grandes receptores. Por essa razão, o sistema de CEP com apenas cinco dígitos passou a ser insuficiente nas cidades grandes.

Para solucionar este problema, em maio de 1992, os Correios mudaram o formato dos códigos postais de todo o Brasil. Eles passaram a ter oito dígitos, sendo compostos da seguinte maneira: 00000-000 (cinco dígitos – hífen – três dígitos). No mesmo ano, a população foi informada por meio da publicação do Guia Postal Brasileiro de 1992.

A função dos cinco primeiros dígitos permanece a mesma do sistema vigente nas décadas de 1970 e 1980. Ou seja, servem para localizar a região, o estado, o município e o distrito em que os endereços estão localizados.

Na maioria dos casos, o bairro e a rua (ou, no caso de grandes receptores de correspondências, a empresa ou condomínio), passaram a ser identificados por um sufixo. Ele possui três dígitos e foi a grande mudança do CEP em 1992.

Confira quais são os significados de cada número do CEP:

  • X0000-000 – o primeiro dígito corresponde à região postal;
  • 0X000-000 – o segundo dígito corresponde à sub-região postal;
  • 00X00-000 – o terceiro dígito corresponde ao setor;
  • 000X0-000 – o quarto dígito corresponde ao subsetor;
  • 0000X-000 – o primeiro dígito é o divisor de subsetor;
  • 00000-XXX – os três últimos dígitos correspondem ao sufixo de distribuição.

Como saber o código postal de uma cidade ou endereço?

Todas as pessoas devem utilizar o CEP para endereçar suas correspondências e encomendas. Por isso, existem ferramentas que auxiliam os cidadãos a conseguir o endereço a que uma numeração de CEP pertence. 

Normalmente, é possível conseguir dados como o estado, logradouro, município e faixa de numeração ao qual a numeração do CEP pertence dentro do logradouro. Além disso, é possível obter a numeração de CEP a partir de um endereço informado.

No serviço Busca CEP dos Correios, basta digitar um CEP ou um endereço sem o número da casa, apartamento, lote, prédio ou abreviação. Além disso, deve-se informar se o CEP se refere a uma localidade ou logradouro, CEP promocional, Caixa Postal Comunitária, grande usuário, Unidade operacional ou outros.

Com essas informações, o cidadão consegue acessar facilmente as informações do Código postal que ele precisa. No site dos Correios também é possível encontrar a agência mais próxima e consultar o código postal de outros países.

Outros websites também disponibilizam esse tipo de serviço específico. O Consultar CEP e o CEP Brasil são exemplos.

Lista dos códigos postais das regiões brasileiras

O Guia Postal Brasileiro divide o país em dez zonas postais. Elas são categorizadas de 0 a 9 e contadas no sentido anti-horário a partir do estado de São Paulo. A divisão foi feita com base nos critérios populacionais e econômicos da década de 1970. Isso implicou em algumas distorções nas faixas de CEP.

O objetivo do sistema é tornar racionais e lógicos os meios de separação de correspondências e entregas. Dessa maneira, busca simplificar as fases dos processos de triagem, encaminhamento e distribuição. Também permite o tratamento mecanizado, por meio do uso de equipamentos eletrônicos de triagem.

Confira a lista completa dos códigos de endereçamento postal das regiões postais brasileiras:

Zona PostalAbrangênciaRegiãoFaixa de CEP
0xxxxGrande São Paulo (SP)SP Capital01000 – 0599908000 – 08499
0xxxxGrande São Paulo (SP)SP Região Metropolitana de São Paulo06000 – 09999
1xxxxInterior e litoral de SPSP Litoral11000 – 11999
1xxxxInterior e litoral de SPSP Interior12000 – 19999
2xxxxRio de Janeiro (RJ)RJ Capital20000 – 23799
2xxxxRio de Janeiro (RJ)RJ Região Metropolitana do Rio de Janeiro23800 – 26599
2xxxxRio de Janeiro (RJ)RJ Interior26600 – 28999
2xxxxEspírito Santo (ES)Vitória29000 – 29099
2xxxxEspírito Santo (ES)ES Região Metropolitana de Vitória29100 – 29199
2xxxxEspírito Santo (ES)ES Interior29200 – 29999
3xxxxMinas Gerais (MG)Belo Horizonte30000 – 31999
3xxxxMinas Gerais (MG)MG Região Metropolitana de Belo Horizonte32000 – 34999
3xxxxMinas Gerais (MG)MG Interior35000 – 39999
4xxxxBahia (BA)Salvador40000 – 42599
4xxxxBahia (BA)BA Região Metropolitana de Salvador42600 – 43999
4xxxxBahia (BA)BA Interior44000 – 48999
4xxxxSergipe (SE)Aracaju49000 – 49099
4xxxxSergipe (SE)SE Interior49100 – 49999
5xxxxPernambuco (PE)Recife50000 – 52999
5xxxxPernambuco (PE)PE Região Metropolitana do Recife53000 – 54999
5xxxxPernambuco (PE)PE Interior55000 – 56999
5xxxxAlagoas (AL)Maceió57000 – 57099
5xxxxAlagoas (AL)AL Interior57100 – 57999
5xxxxParaíba (PB)João Pessoa58000 – 58099
5xxxxParaíba (PB)PB Interior58100 – 58999
5xxxxRio Grande do Norte (RN)Natal59000 – 59139
5xxxxRio Grande do Norte (RN)RN Interior59140 – 59999
6xxxxCeará (CE)Fortaleza60000 – 61599
6xxxxCeará (CE)CE Região Metropolitana de Fortaleza61600 – 61999
6xxxxCeará (CE)CE Interior62000 – 63999
6xxxxPiauí (PI)Teresina64000 – 64099
6xxxxPiauí (PI)PI Interior64100 – 64999
6xxxxMaranhão (MA)São Luís65000 – 65099
6xxxxMaranhão (MA)MA Interior65100 – 65999
6xxxxPará (PA)Belém66000 – 66999
6xxxxPará (PA)PA Região Metropolitana de Belém67000 – 67999
6xxxxPará (PA)PA Interior68000 – 68899
6xxxxAmapá (AP)Macapá68900 – 68914
6xxxxAmapá (AP)AP Interior68915 – 68999
6xxxxAmazonas (AM)Manaus69000 – 69099
6xxxxAmazonas (AM)AM Interior69100 – 6929969400 – 69899
6xxxxRoraima (RR)Boa Vista69300 – 69339
6xxxxRoraima (RR)RR Interior69340 – 69399
6xxxxAcre (AC)Rio Branco69900 – 69920
6xxxxAcre (AC)AC Interior69921 – 69999
7xxxxDistrito Federal (DF)Brasília70000 – 70999
7xxxxDistrito Federal (DF)DF Cidades-Satélites71000 – 7279973000 – 73699
7xxxxGoiás (GO)Goiânia74000 – 74899
7xxxxGoiás (GO)GO Região Metropolitana de Goiânia74900 – 75199
7xxxxGoiás (GO)GO Entorno de Brasília72800 – 72999
7xxxxGoiás (GO)GO Interior73700 – 7399975200 – 76799
7xxxxRondônia (RO)Porto Velho76800 – 76849
7xxxxRondônia (RO)RO Interior76850 – 76999
7xxxxTocantins (TO)Palmas77000 – 77299
7xxxxTocantins (TO)TO Interior77300 – 77999
7xxxxMato Grosso (MT)Cuiabá78000 – 78109
7xxxxMato Grosso (MT)MT Interior78110 – 78999
7xxxxMato Grosso do Sul (MS)Campo Grande79000 – 79129
7xxxxMato Grosso do Sul (MS)MS Interior79130 – 79999
8xxxxParaná (PR)Curitiba80000 – 82999
8xxxxParaná (PR)PR Região Metropolitana de Curitiba83000 – 83899
8xxxxParaná (PR)PR Interior83900 – 87999
8xxxxSanta Catarina (SC)Florianópolis88000 – 88099
8xxxxSanta Catarina (SC)SC Região Metropolitana de Florianópolis88100 – 88179
8xxxxSanta Catarina (SC)SC Interior88180 – 89999
9xxxxRio Grande do Sul (RS)Porto Alegre90000 – 91999
9xxxxRio Grande do Sul (RS)RS Região Metropolitana de Porto Alegre92000 – 94999
9xxxxRio Grande do Sul (RS)RS Interior95000 – 99999

Características dos códigos postais brasileiros

Somente localidades com mais de 50 mil habitantes que residem na área urbana possuem CEPs por logradouro. Ou seja, CEPs que correspondem a ruas, avenidas, travessas, alamedas e outros. Além disso, pode haver mais de um CEP na mesma rua ou avenida.

Quando o município não possui CEP diferenciado para cada logradouro, é utilizado um CEP chamado de genérico, seguido do sufixo -000. Por exemplo, o CEP da cidade de Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul, é 95555-000.

Em 2008, a faixa de CEP do estado de Rondônia foi alterada de 78800-78999 para 76800-76999. Isso representou a redução da faixa final de Goiás de 76999 para 76799.

Sufixos

Os sufixos são os três algarismos posicionados após o hífen em um CEP. Eles se destinam à identificação individual de diversas localidades:

  • Locais de baixa demanda, que usam o CEP genérico;
  • Logradouros, que usam o CEP comum;
  • Lotes de grandes receptores, que possuem CEP especial.

A seguinte convenção numérica define as faixas de sufixo:

TipoFaixaUsoDescrição
comum000 a 899logradourosDesigna localidades codificadas por logradouros.Cada logradouro pode ter um CEP específico e exclusivo ou ter diversos códigos, divididos por: segmentos do logradouro, para os lados par e ímpar ou reunindo as duas condições. Geograficamente, cada sufixo designa um conjunto de uma ou mais faces de quadra contíguas.

Em municípios codificados por logradouros, o sufixo 899 designa, com algumas exceções, as áreas rurais.

especial900 a 999Usos e designações especiais900 a 959: voltados a grandes receptores de correspondências (condomínios, empresas, instituições, etc.). Normalmente, esse tipo de destinatário recebe as correspondências em malotes, que são entregues por carteiros motorizados. Geograficamente, um sufixo desses designa o lote ocupado pelo grande receptor.
especial900 a 999Usos e designações especiais960 a 969: voltado a promoções comerciais.
especial900 a 999Usos e designações especiais970 a 989: semelhante a grandes receptores, mas específico para Unidades dos Correios que prestam Serviço de Caixas Postais (CxP). Geograficamente, esse tipo de sufixo designa o lote ocupado pela Unidade que abriga a caixa postal ou o ponto no interior do lote onde se encontram as caixas.
especial900 a 999Usos e designações especiais990 a 998: grandes receptores do meio rural. Cada um é designado a uma Caixa Postal Comunitária (CPC). Geograficamente, um sufixo desses designa o lote que abriga a CPC.
especial900 a 999Usos e designações especiais999: para serviços internos de carta, cartão, envelope, encomenda resposta.

Exemplo de construção de um CEP

Endereço: Avenida João Jorge, Vila Industrial, Campinas, SP. CEP: 13035-680

1XXXX – o primeiro dígito representa a região 1 – “litoral e interior de São Paulo”

13XXX – o segundo dígito representa a sub-região 13 – “regiões do interior de São Paulo”

130XX – o terceiro dígito representa o setor 130 – “Região de Campinas”

1303X – o quarto dígito representa o subsetor 1303 – “Região Sul de Campinas” (São Bernardo, Vila Industrial, Parque Industrial, etc.);

13035 – o quinto dígito representa o divisor de subsetor 13035 – “Vila Industrial”.

-680: Sufixo de distribuição 680 – atribuição arbitrária à Avenida João Jorge, dentro do 13035.

Um determinado CEP é o identificador de uma localização geográfica. Conforme os tipos, ele pode ser:

  • CEP comum: uma área geográfica de parque ou praça. Nos demais tipos de logradouro, um conjunto de faces de quadras contíguas relativas ao logradouro;
  • CEP especial: uma área geográfica ocupada pelo lote do grande receptor (correntemente designado pelo CEP);
  • CEP genérico: uma área geográfica do divisor de subsetor.

Quantidade de combinações

Você já parou pra pensar quantos números de CEP podem ser formados para os logradouros brasileiros codificados? A resposta é surpreendente: 90 milhões de combinações ou 9.10⁷ CEPs.

A conta é composta da seguinte maneira para cada região e divisão de setor:

  • Região x sub-região x setor x subsetor x divisor de subsetor = 10 x 10 x 10 x 10 x 10 = 105;
  • O primeiro sufixo tem: [0,8] = 9 algarismos;
  • O segundo sufixo tem: [0,9] = 10 algarismos;
  • O terceiro sufixo tem: [0,9] = 10 algarismos;
  • Dessa maneira, forma: 9 . 10 . 10 . 105 = 9.107 = 90000000 CEPs

Distorções

Como já dissemos, o sistema de códigos postais brasileiro foi criado em 1971. Ele levava em consideração os critérios econômicos e populacionais do período. Dessa maneira, buscou estabelecer uma hierarquia entre as cidades, atribuindo os números da seguinte maneira:

  • Faixas muito extensas, com 800 a 5 mil números de CEP ás grandes capitais;
  • Faixas grandes, com 30 a 300 números às demais capitais e aos municípios pólo de suas regiões ou pertencentes às regiões metropolitanas das capitais;
  • Faixas menores, com 1 a 30 números aos demais municípios.

Porém, desde então, a situação demográfica sofreu grandes alterações. Muitos municípios deixaram de ser os mais importantes de suas regiões, sendo substituídos por outros que hoje são mais populosos, têm mais endereços e mais ruas a catalogar, e mesmo assim precisam usar uma faixa menor de CEP.

O maior exemplo dessa situação é a cidade de Uberlândia. Em 1971, a cidade de Uberaba figurava como a maior e mais importante do Triângulo Mineiro. Por essa razão, recebeu a faixa 38000-38099. Porém, desde então, Uberlândia cresceu muito mais do que a cidade de Uberaba, e permaneceu com uma faixa muito menor de códigos postais: 38400-38415.

Outro exemplo é a cidade de São José dos Campos. No ano de 1971, Taubaté figurava como a cidade mais importante do Vale do Paraíba, e por isso recebeu a faixa de 12000-12119. Por outro lado, desde então, São José dos Campos cresceu muito. Devido ao seu parque industrial, a cidade tornou-se mais populosa do que Taubaté, mas permanece com uma faixa menor: 12200-12249.

A cidade de São Carlos, no interior paulista, também passou por uma situação parecida: cresceu muito em função de seu parque tecnológico e industrial, e do setor de serviços. Dessa maneira, tornou-se muito mais populosa do que anteriormente, mas não possui a numeração de estrutura de setor, por isso, possui uma faixa pequena: de 13560 a 13577.

Um último exemplo é o Estado de Rondônia, que em 1971, ainda estava na condição de território e possuía uma população muito pequena, ficando com a faixa de 78900 a 78999. Porém, quando Rondônia tornou-se Estado e sua população cresceu muito, a faixa original precisou ser ampliada e foi alterada para 76800 a 76999.

Conclusão

O código postal é muito importante para a organização logística de entrega e distribuição de correspondências e outros objetos postados. Existe uma agência da ONU que cuida das políticas públicas entre as nações, a União Postal Universal (UPU).

No Brasil, o sistema adotado é o Código de Endereçamento Postal (CEP), que é formado pela estrutura de oito números, separados por um hífen. Cada número corresponde a uma região postal, sub-região postal, setor, subsetor, divisor de subsetor e sufixos de distribuição. 

Você sabia que o sistema de código postal é tão complexo assim? Deixe sua opinião sobre o tema nos comentários!

Separamos mais essas notícias para você: